Atividades
Oficinas de capacitação
São oferecidas oficinas de capacitação a pescadores artesanais baseadas em demandas levantadas por pesquisas socioambientais realizadas nas colônias do estado do Rio de Janeiro.
São oferecidas capacitações em confecção e manutenção de redes, aproveitamento de resíduos de pesca (confecção de artesanatos e biojoias), direitos e deveres do pescador, e manutenção de motores (popa e centro)
Oceano na roda
O projeto Oceano na roda consiste em rodas de conversas com cidadãos de diferentes perfis (estudantes, moradores, 3 idade, pescadores, agentes públicos, comerciantes, etc) para entender a relação de cada grupo com o oceano. Seguido da roda preenchemos um questionário sócio econômico e um questionário de percepção ambiental.
Nosso objetivo é discutir as ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável) da ONU que surgirem na roda de conversa, em especial o objetivo 14 (Vida na Água).
A atividade começa com os participantes entrando num link através de seus próprios telefones ou através de tablets que emprestamos na hora. Lá os participantes preenchem 3 palavras que relacionam o oceano e a partir da inserção dessas palavras é gerada a nuvem de palavras que projetamos na parede, junto de algumas imagens que servem de fio condutor para a conversa.
Unimar marcando Presença
Conhecendo para preservar
Diante da crescente degradação ambiental as ações de conservação dos ecossistemas se mostram cada vez mais urgente.
Toda a base de atuação do Projeto Costão passa por uma linha de pensamento de que só podemos preservar aquilo que conhecemos. Informar, tornar conhecido o meio ambiente marinho, seus habitantes, sua biologia e ecologia, para que a partir deste conhecimento possamos ajudar na formação de cidadãos conscientes e atuantes da conservação dos diversos ecossistemas marinhos.
Auxílio ao Registro Geral da Pesca (RGP)
Esta atividade prevê o auxílio para cadastramento, recadastramento ou resolução de pendências nas questões do auxílio ao registro geral da pesca (RGP).
De acordo com as demandas apresentadas pelas entidades pesqueiras no âmbito do projeto "Núcleo de pesquisas oceanográficas e apoio às colônias de pescadores do Estado do Rio de Janeiro" foram atendids nessa primeira fase do projeto os pescadores de: Saquarema Z-24, Araruama Z-28, Paquetá (antiga Z-3), Ilha do Governador APELT e APEITA (Itaguaí).
Realização do projeto "Muito Prazer Paquetá"
Apresentação de projetos comunitários realizados em Paquetá com temáticas ligadas ao Meio Ambiente, Educação, Esporte e Cultura. A atividade tem por objetivo divulgar as iniciativas comunitárias desenvolvidas em Paquetá gerando maior visibilidade aos projetos.
Leitura galopante
Plantar Paquetá
Casa de Artes