Amostragem Populacional para Monitoramento da Saúde das Tartarugas Marinhas na Baía de Ilha Grande
Entre os dias 15 e 17 de outubro, foi realizada mais uma campanha de Amostragem Populacional de Tartarugas Marinhas, parte do monitoramento contínuo do Programa Tartaruga Viva, que busca compreender o estado de saúde das populações de tartarugas marinhas na área de abrangência do programa, na Baía de Ilha Grande..
Durante a campanha, foram monitoradas as tartarugas CAP 154, CAP 155, CAP 156, CAP 157, CAP 158, CAP 006 e CAP 071. O trabalho de campo envolve a captura, coleta de dados clínicos e amostras de sangue, além da marcação e liberação dos animais. Essas informações são essenciais para avaliar a saúde das tartarugas e identificar fatores que possam estar afetando suas populações, como a pesca acidental e a poluição marinha.
O sucesso dessa campanha reflete o esforço da equipe do Programa Tartaruga Viva, que trabalha incansavelmente para garantir a preservação dessas espécies. A amostragem populacional é uma ferramenta vital para o desenvolvimento de estratégias eficazes de conservação e manejo das populações de tartarugas marinhas na região
A realização do Programa Tartaruga Viva é uma medida exigida pelo licenciamento ambiental federal da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, conduzido pelo Ibama.